24 de outubro de 2013

Errar para acertar!

Oi Pessoal!
Tudo bem?
Hoje venho contar para vocês um pouco dos meus erros de principiante na cozinha!
Resolvi escrever este post, porque sábado passado nos reunimos na casa de uma amiga e ela está começando a arriscar na cozinha!!
E é uma delícia descobrir os prazeres da "cozinhaterapia" ! E essa amiga resolveu fazer pizza! (PARABÉNS, porque logo de inicio já arriscar com receitas difíceis não é para qualquer um!!) Pegou uma receita de família, que ela sempre "viu" o pai fazer, pediu todas as dicas, comprou todos os ingredientes e tudo estava perfeito! Precisava pré-assar os discos da pizza em forno a 180 graus, por 10 minutos!!
Quem já não leu essa tão querida frase: "asse em forno a 180 graus" ... Pois é...mas cada forno é um forno...e nesse sábado descobri que não é apenas o meu forno, que os 180 graus marcados não são os 180 graus necessários para assar alguma coisa! rs!
Ela deixou os dez minutos indicados na receita, nos 180 graus indicados no forno dela! Tirou a massa e colocou o recheio! Resultado: A massa ficou encruada!
E eu me lembrei do meu primeiro bolo! O primeiro bolo que fiz, foi de saquinho, bolo de laranja! E nas instruções falava para assar em forno a 180 graus, agora não me lembro o tempo...só sei que se passaram quase o dobro do tempo e o bolo não estava pronto...fiquei sem saber o que fazer e com medo de queimar...fiz o teste do palito, e achei que podia tirar o bolo, rs! O bolo ficou "assado", porém branquelo, sabe? Não tenho foto...mas imagina um bolo, que podia ficar mais uns minutinhos no forno...
Ai, naquela pesquisa básica: aonde eu errei, descobri que no meu forno, eu preciso olhar o tamanho da chama, para definir a "temperatura" que vou assar qualquer coisa!! E meu erro foi acreditar nos 180 graus indicado no meu fogão!  
Na semana seguinte, resolvi fazer um bolo de verdade, sem ser de caixinha...e já sabia que era preciso ver o tamanho da chama... fui fazer o bolo, e na euforia do primeiro bolo de chocolate peguei o pote de sal (sim estavam em potes iguais!Alguém tem algum saleiro ou açucareiro que cabe o saco todo de açúcar ou de sal?)  e coloquei a medida de açúcar de sal... o mais legal é que não percebi durante o processo! As pessoas me perguntaram...mas você não percebeu a textura diferente do sal?E  a consistência da massa? Oi? Textura diferente do sal? 
Para uma principiante na cozinha? hahaha!! Galera, eu assei o bolo!! Ai, quando tirei do forno ele estava um pouco estranho, meio úmido...ai provei e descobri que estava salgado! 

E meu último erro na cozinha, foi um dia destes, bem recente...
Estava empolgada fazendo pão...ai descobri que o fermento biológico podia ser de saquinho!!
Só conhecia o fermento biológico em tablete usado para fazer pão!!


Resolvi comprar o de saquinho! E comprei logo de duas marcas diferentes...

E mais uma vez na alegria de estar fazendo o pão, peguei o fermento errado!!
Peguei o saquinho do fermento químico, usado para fazer bolos!
Na embalagem do fermento notem a foto: no fermento biológico tem a imagem de um pão! Na embalagem do fermento químico tem a imagem de um bolo!!
Sim, e mesmoooo assim eu errei!!! Acreditem se quiser!!!
E também só percebi quando a massa ficou encruadaaaaa!! Pára tudo, né? rs!
E depois, fui olhar o fermento em si!! São totalmente diferentes!! O fermento biológico são leveduras, o outro é um pó...Oi? hahaha!! Pois é...Pois é... E eu ERREI!!
Deste tenho fotos! Porque fotografei o passo a passo para postar a receita certa aqui no blog!!

Preparei os recheios, a massa...estava tudo indo tão bem!!
Foto do pão de linguiça antes de ir para o forno!


E agora a foto dele encruado!! Que triste, rs!! E a fome? Estava com muita fome, esperando o pão ficar pronto!! E olha só como ele ficou!!!


E fiz uma receita grande!! Olha o outro pão...era com recheio de palmito...rs!!
Detalhe para a farinha da forma "queimada" de tanto tempo que deixei no forno, na esperança do bolo assar e sem entender aonde tinha errado!!


Pois é...depois percebi que tinha colocado o fermento errado...
Meninas, esse post serve para mostrar na prática, que todo mundo erra! E que errar faz parte e que depois vale muitas risadas!!  Errar também vale a pena!
Nunca desistam!! Cozinhar é muito bom! 
Obrigada pela visita
Um beijo
Camila Duarte





8 comentários:

  1. Hahaha adorei!!!
    Pura verdade este post...o importante eh não desistir e ter amigos que apóiam...rs amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vi! É verdade! O apoio dos amigos é fundamental! Rs! Beijos

      Excluir
  2. Hahaha....demais isso Ca! Já cometi muito amadorismo na cozinha. ..e ainda cometo..kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Eu tbem vivo cometendo erros, rs! Mas arriscar faz parte! E as vezes pode dar errado! Mas o importante é continuar cozinhando! Beijao

      Excluir
  3. Quando comecei a cozinhar não sabia o que era pitada, aí fui fazer um bolo de chocolate que levava uma pitada de sal, coloquei logo duas colheres e o resultado foi um bolo de chocolate salgado. hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina, realmente qdo começamos a cozinhar não temos mta noção de medidas, né? Rs! Obrigada por compartilhar sua experiência c a gente! Beijao

      Excluir
  4. haha adorei o post! faz a gente se sentir mais humano em errar sabe?!kkk
    A questao do fermento acho que chega a ser tao comum....tipo "quem nunca" ne?!
    e quanto ao forno....bom, já tem aquela famosa frase " marido e fogao, cada um conhece o seu"! cada um é de uma forma e vc tem que observar mesmo pra saber o que esperar dele!

    aproveito aqui para contar meu erro também, uma vez fiz um bolo de laranja e conforme ele foi assando o cheirinho ia invadindo a casa, um perfume tao gostoso!! quando tirei ele do forno estava lindoooo mas eu estava com pressa de saber se tiinha ficado tao gostoso quanto cheiroso e tive a brilhante ideia de colocar a forma dentro de uma tigela de agua fria pra esfriar mais rapido e assim poder desenformar....pois bem, quando pego na forma para levar ate a pia....eis que deixo o bolo escorregar da minha mao....! vejo a cena do bolo caindo como se fosse em camera lenta kkk....nao durou um segundo, mas eu vi ele caindo beeeem devagar e se espatifando no chao! nisso minha cachorra veio correndo e começou a comer pedaços queimando a boca! resumindo: jamais saberei se ele tinha mesmo ficado bom....segundo Lady, minha ja falecida cachorra que comeu, devia estar bom sim pois pra comer ate queimando a boca ne?! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, Adorei Giuliana!!! Tadinha da Lady com a boca queimando!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...