6 de outubro de 2014

Alimentos Enlatados

Olá!
Tudo bem?

Dia 20 de setembro aconteceu em São Paulo, Capital, o Terceiro Encontro Gourmet, evento que reúne blogs de gastronomia e empresas do setor no Brasil!

Lá, tive a oportunidade de conhecer a Abeaço - Associação Brasileira de Embalagem de Aço. 
E tive uma grata surpresa ao descobrir verdades e mentiras sobre alimentos enlatados!

Uma das tarefas da Abeaço é reiterar que lata amassada não compromete a qualidade dos alimentos, que os enlatados não levam conservantes e aditivos químicos, entre outras informações que ainda são novidades para muitos consumidores. 

Confesso que sempre que vou ao supermercado e estou escolhendo produtos enlatados, como extrato de tomate, tomates pelados, atum em lata, latas de ervilha e milho nunca pego uma lata amassada!! Sempre confiro se as latas estão amassadas e troco, caso estejam!! Pois é...Eles garantem que isso não compromete a qualidade do alimento!

Segundo Thais Fagury, engenheira de alimentos da Abeaço, com a evolução da tecnologia para embalagens, a lata de aço se tornou mais resistente, prática e segura. “Entre milhares de novos atributos desenvolvidos, dois merecem ser citados: o sistema de abertura e fechamento, facilitando o envase e o armazenamento de alimentos após abertos, e a criação da película interna flexível, que acompanha a deformação da embalagem e protege o conteúdo mesmo em caso de amassamento”, conta Thais.



Outra vantagem que merece destaque é que os alimentos envasados na lata de aço têm seu sabor e suas propriedades nutricionais preservadas por mais tempo sem necessidade de refrigeração, que contribui para economia de energia. A embalagem bloqueia a incidência de luz e oxigênio, fatores que aceleram a degradação do conteúdo e, por isso, conserva o produto por mais tempo na prateleira ou em casa.


Conheça algumas verdades e mentiras sobre os alimentos enlatados e as latas de aço:



1 – Embalagem de aço é a melhor opção para o envase de azeite 



Verdade. Uma pesquisa da Unicamp provou que a lata de aço é a melhor opção de embalagem para preservar o azeite e suas propriedades nutricionais. Diferente das outras embalagens transparentes, a lata de aço bloqueia a incidência de luz e oxigênio, fatores que aceleram a oxidação do produto e comprometem a qualidade e sabor.
Os últimos azeites que comprei, estavam todos em garrafas de vidro! Agora, vou dar preferência as latas de azeite, rs!



2 – Alimentos enlatados são opções saudáveis

Verdade. Os alimentos envasados em latas de aço não só são saudáveis como, em alguns casos, têm melhor valor nutricional que sua versão in natura. A lata preserva naturalmente o sabor e todas as propriedades nutricionais dos alimentos, sem necessidade de conservantes ou aditivos químicos. Além disso, seu processo de fabricação destrói totalmente os micro-organismos e elimina em 99% os resíduos de pesticidas.
Hoje em dia, já sabemos que o uso indiscrimanado nas plantações são bem perigosos para a nossa saúde! É bem reconfortante saber que alimentos enlatados tem resíduos pesticidas reduzidos!


3 – Os produtos ficam protegidos na lata de aço
Verdade. A lata de aço impede o contato dos alimentos com a luz e o oxigênio que deterioram as propriedades dos alimentos, acelerando reações químicas e alterando, por exemplo, seu sabor, cor e consistência.



4 – Lata amassada compromete a qualidade dos alimentos

Mentira. Mesmo se a lata estiver amassada não há problema algum em consumir o alimento, pois as embalagens são revestidas por uma película protetora flexível que resiste às deformações. Porém não devemos consumir latas perfuradas ou estufadas, pois indica reações químicas inadequadas para o consumo.
Essa informação mudou minha ida ao supermercado, rs! Não preciso mais me preocupar com latas amassadas! Sem contar que sou super estabanada, e vivo derrubando tudo aqui em casa, inclusive as compras quando chego do supermercado! Essa informação foi bem valiosa pra mim, rs!



5 – Latas enferrujadas podem causar tétano

Depende. A ferrugem faz parte do processo natural da degradação do aço que sozinha não faz mal a saúde. Já o tétano é uma doença causada por micro-organismo que pode estar em muitas superfícies, principalmente no solo. Ou seja, qualquer material desde que esteja contaminado pode causar tétano ou qualquer outra doença.



6 – Tomate em lata tem mais licopeno do que o tomate in natura 



Verdade. O tomate enlatado possui três vezes mais licopeno do que o tomate tradicional, devido ao seu processo de cozimento dentro da própria lata. Estudos comprovam que o nosso organismo absorve melhor o licopeno quando exposto ao cozimento, ou seja, o calor aumenta a biodisponibilidade da substância, tornando-a mais presente do que nos tomates frescos.



7 – Milho cozido em casa é menos calórico do que o milho enlatado


Mentira. O milho enlatado é 40% menos calórico do que o milho cozido em casa. Acho que as amigas de dieta vão ficar felizes com essa informação, rs!! Afinal, além de mais prático o milho enlatado, ele é menos calórico? Perfeito, né?


8 – Os alimentos enlatados são econômicos
Verdade. Os alimentos enlatados oferecem melhor custo-benefício, são saborosos, nutritivos e permanecem preservados por mais tempo, evitando desperdícios. Além disso, com enlatados você não gasta energia para armazenar os alimentos, pois eles não precisam de refrigeração.



9 – Feijoada enlatada possui mais calorias do que a feijoada tradicional

Mentira. Feijoada em lata é 30% mais leve do que a feijoada tradicional.



10 - Alimentos enlatados não causam botulismo

Verdade. O bolutilismo não está relacionado à embalagem. É uma forma de intoxicação alimentar rara, mas potencialmente fatal, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados, geralmente a doença está atrelada ao consumo de conservsa caseiras.

Adorei conhecer o trabalho da ABEAÇO de perto e aprender muito com eles! Por isso resolvi trazer essas novidades pra vocês!

Obrigada pela visita!
Um Beijo
Camila Duarte

Estamos no Instagram: @blogitglamour
Meu email: camilaitglamour@gmail.com




Saiba mais sobre a ABEAÇO acessando o site www.abeaco.org.br

Acompanhe as novidades sobre as latas de aço:

http://twitter.com/latadeaco ou www.facebook.com/AbeacoBrasil

Instagram #amolatadeaço



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...