9 de janeiro de 2015

Dica de Restaurante: Aclimação Bar e Gastronomia

Novo gastrobar, em estilo rústico-chique, tem projeto do arquiteto Otavio de Sanctis e menu do chef Waldomiro Santos

Um descolado gastrobar bem no coração do bairro da Aclimação. Essa é a proposta do Aclimação Bar e Gastronomia, que abre ao público, em São Paulo. Lugar para comer e petiscar, conversar e reunir famílias e amigos, entre um chope e outro. A apenas uma quadra do Parque da Aclimação, a ideia foi resgatar a essência de um bar de bairro. Localizado na esquina da rua Pedra Azul, num casarão inspirado nas residências do início do século, o bar tem vista privilegiada para o denso verde do Parque da Aclimação. 

Um descolado gastrobar, pertinho do Parque da Aclimação. Crédito: Cassiano de Souza.
Com cardápio contemporâneo assinado pelo chef Waldomiro Santos (ex-Bar des Arts, O Leopolldo, Hotel Renaissance), o menu vai dos clássicos de boteco – bruschettas, bolinhos, pastéis e espetinhos – a releituras. Dentre as dicas, a entradinha Delícias da Aclimação (cubos de filé mignon com queijo gruyère e molho branco gratinados, servidos com espetinhos de tomate cereja e rúcula) e pratos com um toque autoral como Picanha no Shitake (escalope de picanha grelhada ao molho à base de creme de leite e shoyo, shitake laminado, guarnecido de risoto do próprio molho) e o Paupiette de Linguado (filé de linguado, recheado de camarão e cenoura ao molho de alho-poró, guarnecido de risoto de queijo brie e amêndoas crocantes e banana da terra grelhada). Nos fins de semana, o bar abre para o almoço, com buffets de feijoadas, aos sábados. Das chopeiras de gelo do amplo bar, são tirados chopes Brahma e Brahma Black, de espuma densa e cremosa. Além de carta de cervejas importadas, na coquetelaria, há destaques para drinks refrescantes como capiroskas com frutas da época, sangrias e o Ágata Frozen (abacaxi, vodka, licor de frutas e flores, soda e gelo picado).

Duo de contrafilé no estilo oriental. Crédito: Tadeu Brunelli.
Bruschettas Espanholas. Crédito: Tadeu Brunelli.

“O Aclimação tem o clima despretensioso de um bar, mas é um lugar onde se come muito bem. A cozinha também surpreende, com opções a preços competitivos. É um local para reunir de moradores do bairro, a famílias, casais, turistas, um público eclético”, explica Flávio Jordão, sócio da casa. Outro diferencial do bar é seu ambiente de personalidade, com décor rústico-chique, que traz tijolos aparentes e cores mais frescas e leves, como cinza-azulado e verde-esmeralda. O projeto é do arquiteto Otavio de Sanctis – responsável por assinar bares e restaurantes badalados da cidade como São Bento, General Prime Burger, Dona Flor, Bottega di Paradisi.  Na iluminação, o conceito do interior: despojados varais de luzes de filamento amarelado, pendurados em alturas diferentes. Os vidros são martelados, propositalmente utilizados a fim de levar a informalidade aos clientes.


Com pé direito altíssimo, num salão de 315 m2, a proposta do bar é ser uma extensão do Parque da Aclimação, amplo, iluminado e com muito verde, com mesinhas numa varanda com teto retrátil e um paisagismo todo especial, com jabuticabeiras, camélias e uma palmeira-fênix. Tem um ambiente de personalidade, com um clima retrô e objetos curiosos, conectados com a memória do bairro, como prateleiras altas com porta-retratos antigos, um rádio, de 1950, de acervo dos moradores da região e um grande relógio de época na fachada do bar. Local que reflete a alma do bairro, tranquilo, aconchegante, lugar para beber, comer e contemplar sem pressa.

Serviço:
Aclimação Bar e Gastronomia
www.aclimacaobaregastronomia.com.br
Rua Pedra Azul, 521 – Aclimação – CEP 04109-000 Tel. 11 5574-8022


Meu email: blogitglamour@gmail.com
Estamos no Instagram: @blogitglamour

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...